Sicredi Serrana estreia documentário sobre um ano da enchente no Rio Grande do Sul

09 de Maio de 2025

Sicredi Serrana estreia documentário sobre um ano da enchente no Rio Grande do Sul

5 min de leitura

Projeto da Cooperativa faz um breve recorte da catástrofe climática de 2024, retratando a resiliência humana, poder da reconstrução e movimentos que fizeram a diferença

Em um ano marcado por desafios e superações, a Sicredi Serrana convida todos para uma jornada de resiliência e união com o lançamento do documentário “Histórias de Cooperação: um ano de solidariedade e transformação”. No dia 07 de maio, o CIC-Bento Gonçalves foi palco de um evento emocionante, onde convidados, entidades, representantes do poder público e imprensa se reuniram para celebrar a força do espírito cooperativo que transformou adversidade em esperança.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais as atitudes e os movimentos que fizeram a diferença, a Sicredi Serrana idealizou o Documentário “Histórias de Cooperação: um ano de solidariedade e transformação”. Com direção e criação da Tangram Content, o documentário faz um breve recorte da catástrofe climática de 2024 e retrata a resiliência humana. “Mais do que um registro, queremos eternizar o espírito de solidariedade que floresce nos momentos mais difíceis, a humildade em aceitar e oferecer ajuda, e a capacidade de encontrar esperança e força na união para reerguer não apenas estruturas, mas também o tecido social e o futuro”, destacou o Presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot.

De acordo com o Presidente, as cooperativas têm em seu DNA a ajuda mútua e a solidariedade. “Uma cooperativa é formada de pessoas que buscam construir ou reconstruir suas vidas. As cooperativas são um contraponto para as crises, ou seja, em momentos de dificuldade, é nas cooperativas, – também nas associações e na organização da própria comunidade – que as pessoas encontram a segurança e os caminhos de solução às adversidades. Quanto mais determinadas e empreendedoras forem as pessoas, mais fortes serão suas cooperativas”, afirmou.

Presença na comunidade

Solidariedade e colaboração foram as palavras que pautaram o trabalho da Sicredi Serrana em 2024. O compromisso com a comunidade, um dos princípios fundamentais do cooperativismo, torna-se essencial. A cooperativa esteve presente dos principais movimentos locais, oferecendo suporte e auxílio para a reconstrução das áreas afetadas, atuando desde o diagnóstico inicial da situação até a disponibilização de linhas de crédito exclusivas. Além disso, promoveu campanhas de arrecadação de doações, em colaboração com entidades de classe, dobrando o valor recebido por meio do PIX nos municípios de Bento Gonçalves (“Unidos por Bento”) e São Sebastião do Caí (“Juntos pelo Caí”).

Não limitada a isso, a Sicredi Serrana também contribuiu com recursos para a abertura de caminhos humanitários e custeio de combustível para resgates imediatos. Conseguiu viabilizar o apoio necessário de forma rápida e transparente, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento local e com a solidariedade, que é um dos valores do cooperativismo.

“Há um ano, enfrentamos juntos uma devastadora catástrofe climática que marcou o ano de 2024. As pessoas nos mostraram que, mesmo diante das dificuldades e de um momento

de dor, o espírito de solidariedade sempre preval_____ece quando se encontram espírito associativo, entidade organizadas e lideranças comprometidas. É uma lição poderosa sobre a importância de agir juntos, não apenas na crise, mas no contínuo desenvolvimento de uma sociedade mais solidária e humana”, destacou o Diretor de Negócios da Sicredi Serrana, Odair Dalagasperina.

Ao final do evento, os participantes receberam um símbolo de cooperação e solidariedade. A obra foi criada pela renomada artista plástica Karem Polleto Jacob, que possui quase 30 anos de experiência e é bacharel em escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O desenho, gravado em cristal, é inspirado em uma peça que a artista está desenvolvendo para o movimento "Juntos pelo Caí". Ele retrata duas mãos se encontrando, simbolizando união e ajuda mútua.

A Sicredi Serrana agradece a todos que participaram e apoiaram essa jornada de solidariedade e transformação. Juntos, continuaremos a construir um futuro mais próspero e resiliente para todos. O documentário tem duração de 28 minutos e está disponível para o público no canal do YouTube da Sicredi Serrana, clicando aqui, ou pelo site: https://conteudo.sicrediserranars.com.br/documentario-lancamento.

 

Ficha Técnica do Documentário

Produzido por: Tangram Content

Título: Histórias de Cooperação: um ano de solidariedade e transformação

Cliente: Sicredi Serrana RS/ES

Time de Comunicação Sicredi Serrana: Cintia Willers da Silva Pereira, Josiane de Almeida Ribeiro, Marcos Eugenio Gervazoni e Roger Max Rocha

Produção: Lucas de Souza e Fernanda Turchetto

Roteiro: Fernanda Turchetto

Produção Executiva: Sinara Migot e Nathali Brum

Cinegrafistas: André Cau, Diego Gheno, Fernanda Turchetto, Helaine Rocha e Mavi Prado

Assistência: Mateus da Cruz

Assistência de Edição: Helaine Rocha e Lucas Ribeiro

Edição: Eduarda Jacobs e Ana Ogliari

Colorista: Fernanda Turchetto

Sobre a Sicredi Serrana

A Sicredi Serrana é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Com quase 40 anos de atuação, está presente em 23 municípios da Serra Gaúcha e do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul e em 5 municípios da Grande Vitória, no Espírito Santo, somando mais de 204 mil associados. Trabalhamos com o propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera, atuando com interesse verdadeiro, simplicidade, agilidade e proximidade com os nossos associados e a comunidade.