Encontro APAEANO realiza debate sobre deficiência intelectual

28 de Março de 2025

Encontro APAEANO realiza debate sobre deficiência intelectual

min de leitura

Sicredi Serrana e Sicredi Pioneira promovem evento reunindo oito APAES com objetivo de unir forças para um futuro inclusivo e cooperativo. Programação também celebra os 30 anos do Programa A União Faz a Vida.

Em um cenário de cooperação e inclusão, Garibaldi foi o palco do 2º Encontro APAEANO organizado pela Sicredi Serrana. Este evento, uma iniciativa do Programa A União Faz a Vida (PUFV), que celebra seus 30 anos de existência em 2025, reuniu aproximadamente 180 profissionais de oito APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), sendo quatro da área da Sicredi Serrana e quatro da área da Sicredi Pioneira, promovendo um ambiente de intercooperação.

O tema deste ano, “Deficiência Intelectual: Atualização do conceito, formação e práticas pedagógicas”, foi conduzido pela Profa. Dra. Sabrina Fernandes de Castro, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A programação foi rica e diversificada, destacando-se pela expressiva participação de profissionais de diversos setores das APAES, incluindo professores, diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores escolares, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, musicoterapeutas, entre outros.

As palestras e workshops foram conduzidos pela professora Sabrina que proporcionou sessões aprofundadas sobre a atualização do conceito de deficiência intelectual, formação e práticas pedagógicas, criando um espaço de aprendizado e troca de experiências. Os painéis de discussão permitiram que profissionais das APAES compartilhassem suas práticas e desafios, promovendo um debate enriquecedor sobre inclusão e educação.

As apresentações culturais foram um dos pontos altos do evento, com as ginastas Bianca Aliatti e Camila Mantovani, alunas da APAE de Garibaldi, encantando os presentes com suas performances, demonstrando talento e dedicação. Além disso, houve sessões de networking com o objetivo de integrar os participantes, fortalecendo laços e promovendo a intercooperação entre as APAES e as cooperativas.

Para Kellen Binda, assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Serrana, o Encontro APAEANO foi uma verdadeira imersão de estudo sobre o conceito, a formação e as práticas pedagógicas relacionadas à deficiência intelectual. “Através do PUFV, é maravilhoso ver como a formação de cidadãos cooperativos pode criar um impacto positivo e duradouro. Um movimento que reuniu profissionais das APAES de diversas áreas que desempenham um papel fundamental no apoio e inclusão de pessoas com deficiência intelectual. Esperamos que as reflexões e aprendizados desse momento realmente se transformem em novas oportunidades e práticas inclusivas que façam a diferença,” afirmou.

Para mais informações sobre o evento e futuras iniciativas, visite Sicredi Serrana.

Sobre o PUFV

O Programa A União Faz a Vida é uma iniciativa pioneira que se dedica a enriquecer o cenário educacional, promovendo a construção e a vivência de valores essenciais como cooperação e cidadania ativa. Por meio de uma abordagem inovadora, que integra práticas educativas cooperativas e a metodologia de projetos, o PUFV transmite conhecimento, inspira ações colaborativas e responsáveis. O Sicredi, através do PUFV e de suas cooperativas, reafirma seu compromisso com uma sociedade mais justa e inclusiva, onde cada indivíduo tem a oportunidade de desenvolver seu potencial plenamente.